Este livro foi-me oferecido pelo meu irmão por ocasião do meu aniversário em 2014. Penso que comecei a lê-lo quase logo de seguida, mas acabei por me ficar pelo 1º capítulo. Agora, praticamente um ano depois, voltei ao livro, reiniciei a sua leitura e levei-a até ao fim.
28 minutos e 7 segundos de vida trata-se de um livro de entrevistas ao empresário e empreendedor social Manuel Forjaz. Feitas pelo jornalista José Alberto Carvalho, as entrevistas foram pensadas para formato de televisão, isto é, as entrevistas foram gravadas para televisão e apenas posteriormente foram transcritas dando origem à edição deste livro.
Por altura da gravação das entrevistas, Manuel Forjaz tinha um cancro nos pulmões com o qual estava a lutar. Viria a falecer em abril de 2014.
Ao avançar pela leitura, comecei a ficar com a sensação de que estas entrevistas não passavam de dar voz a alguém em fim de vida e que, precisamente por causa disso, queria chamar a atenção das pessoas para aquilo que na vida é deveras o mais importante.
Após ler o livro continuo a dizer que as entrevistas consistem no que atrás refiro mas, devo dizer também, que valeu a pena! Se o Manuel Forjaz pretendia utilizar a visibilidade que a luta contra o cancro lhe dava para, assim, chamar a atenção das pessoas para os aspetos da vida cujo foco não devemos perder, é justo dizer que o conseguiu.
O livro consiste em 10 entrevistas, umas mais interessantes que outras. No cômputo geral, o livro acaba por ser interessante e faz-nos pensar sobre algumas coisas.
Sem comentários:
Enviar um comentário