domingo, 6 de dezembro de 2015

3ª Corrida Vida por Vida Lagos



Hoje de manhã participei em mais uma corrida de 10 km. Desta vez foi na 3ª Corrida Vida por Vida em Lagos.

Como sempre, esta foi uma corrida em que a principal competição era comigo mesmo. Tinha definido como objetivo completar os 10 km em menos de 50 minutos. Achei que o percurso ia ajudar, a temperatura também e os treinos que tenho feito também.

Já aqui escrevi como tenho vindo a incorporar o Fartlek como parte dos meus treinos. E estava curioso para ver até que ponto este tipo de treino tem melhorado a minha capacidade anaeróbica.

A corrida correu-me (passe a redundância) muito bem. É verdade que tive que ter algum cuidado no início para não me deixar levar pelo ímpeto do tiro de partida. Diz-me a experiência que arrancar muito depressa em relação ao que estou habituado é absolutamente contraproducente na medida em que o tempo que ganho nos primeiros kms acabo por o perder todo nos últimos kms da corrida.

Tive isto em mente e procurei não arrancar demasiado rápido. Foi preciso alguma contenção mas consegui.

Até ao 2º km fui ultrapassado por muitos corredores (estavam 156 corredores em prova) mas a partir do 3º km até ao final ultrapassei 22 corredores. Portanto, fiz uma corrida de trás para a frente.

À semelhança do que fiz na Corrida do Tejo este ano, decidi que durante a corrida não ia olhar para o relógio uma única vez. De facto, voltei o relógio para baixo para não cair na tentação de olhar. No início da corrida carreguei no botão para iniciar e no final carreguei no botão para terminar. Durante toda a corrida limitei-me a "ouvir o corpo" para saber se devia abrandar, manter o ritmo ou acelerar.

Ao longo dos kms tinha a noção que ia num bom ritmo e que, a manter-se até ao fim, iria alcançar o meu objetivo de terminar abaixo dos 50'. No entanto, a corrida só termina na meta...

A partir do 8º km senti o cansaço a chegar-me - precisamente na altura em que começamos a subir. Procurei gerir o esforço: abrandar um pouco (depois da subida ainda tínhamos o km final até à meta), mas sem ser lingrinhas - no pain, no gain. De facto, o km 8 foi o mais lento - foi o único km em que demorei mais de 5'', todos os outros corri-os em menos de 5'.

No km final procurei manter o ritmo apesar de me ter sentido tentado a dar logo tudo por tudo, mas procurei guardar-me um pouco para não quebrar nos últimos metros. Nos últimos 300 metros sprintei e cheguei à meta a correr a menos de 4''/km.

Segundo o meu relógio: distância: 10,3 km; tempo: 48'53' - o que dá uma média por km de 4'46''.

Resta-me apenas dizer que fiquei mesmo MUITO satisfeito comigo mesmo pelo que consegui alcançar, mas não apenas por isso: a minha cara-metade também completou os 10 km no seu melhor tempo de sempre. Estamos ambos de parabéns!

Running 06-12-2015 10:34

Sem comentários:

Enviar um comentário