terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Os primeiros kms

Com o início deste blogue e antes de alcançar um certo ritmo nas coisas que aqui irei publicando, gostaria de referir como foi o meu percurso na corrida até hoje.

Em abono da verdade há que recuar cerca de 25 anos e dizer que não foi apenas agora, aos 39 anos, que descobri a corrida. Ainda antes da adolescência os meus primeiros kms de corrida foram por influência do meu pai. Lembro-me que deveria ter cerca de 11 ou 12 anos quando comecei a correr com o meu pai. Ele corria e eu ia com ele.

Mais adiante passei a correr num clube que não sei se ainda existe - ABC Os Espichenses. O treinador era o mister Jorge Candeias Santos (que ainda hoje está ligado ao atletismo). Não me recordo quantos anos durou o meu envolvimento nessa altura com a corrida no ABC Os Espichenses, mas penso que terão sido alguns anos. Também não me recordo as razões de ter deixado a prática da corrida nessa altura. Penso que terá sido apenas porque me cansei e pronto.

Agora, passados mais de 20 anos, voltei a correr! Mas também não foi do nada que isso aconteceu: em 2013, por influência da Maria João (a minha mulher) comecei a fazer caminhadas que após algum tempo passaram a ser breves corridas. 

No verão de 2013 comecei a preparar-me para a minha primeira prova em idade adulta - a Corrida do Tejo. Para tal segui algumas indicações neste site, bem como um plano de treino que lá encontrei.

Desde a Corrida do Tejo em setembro de 2013 nunca mais parei! Eis alguns números que espelham o meu envolvimento com a corrida desde essa altura até hoje:
* Entre provas e treinos corri 2.925 kms;
* Participei em 32 provas com organização oficial;
* Corri 6 meias maratonas sempre melhorando o meu tempo de prova para prova.

Não posso deixar de referir que no início, quando comecei a correr, a distância mítica dos 42 kms - a famosa Maratona - era para mim algo impensável e inatingível. Hoje já não, na minha cabeça já é possivel completar uma Maratona. Sei que um dia irei fazê-lo, só não sei quando.

Acima de tudo isto, a corrida mostrou-me que sou capaz de atingir muito mais do que pensava ser capaz, ensinou-me a ser disciplinado, ajudou-me a desenvolver perseverança e resistência.

No plano dos relacionamentos a corrida levou-me a conhecer pessoas fantásticas, que não tendo ambição de ganhar nenhum prémio, tal com eu, correm para serem felizes, correm porque isso lhes dá prazer, correm porque a corrida lhes faz bem à mente e ao corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário