sábado, 21 de maio de 2016

Os livros de José Rodrigues dos Santos

Desde que li O Codex 632 que sou fã dos livros de José Rodrigues dos Santos (JRS). Depois desse, li A Fórmula de Deus, depois A Ilha das Trevas, A Filha do Capitão e por aí diante. JRS tem 15 romances escritos, tenho-os a todos e já li 8 deles. Só não os li todos ainda por falta de tempo.

Se me perguntarem a razão porque gosto dos livros deste escritor, a resposta é simples: porque os seus livros têm a capacidade de entreter e informar.

JRS deu uma entrevista ao Jornal I, da qual gostaria de destacar as seguintes declarações:
  • "Não concebo a escrita de romances sem contar histórias"
  • "Quando fazemos uma coisa de que gostamos, nem é trabalho."
  • "Ter alguém que escreve livros que depois assinamos como se fossem nossos é um embuste..."
  • "A opinião mais importante para mim é a do leitor. para quem escrevo. Faz-me até confusão haver escritores que dizem que não escrevem para o leitor. Não escrevo para prémios nem para críticos, escrevo para os leitores."
  • "As pessoas são livres de pensarem o que quiserem."
Depois, acho simplesmente uma delícia o que diz sobre António Lobo Antunes e uma delícia ainda maior quando se refere elogiosamente a Miguel Sousa Tavares (que é de facto um grande escritor) e à obra Equador - foi precisamente este livro que marcou uma viragem no meu percurso como leitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário