sábado, 23 de janeiro de 2016

Conta-me contos



Uma das razões porque gosto imenso de ler contos é precisamente por uma das principais características deste género literário, que é a sua brevidade.

Quando me quero distrair mas não tenho mais do que 15 ou 20 minutos e não quero iniciar a leitura de um livro pois não tenho disponibilidade para lhe dar seguimento, o conto é o ideal.

Também, o conto permite-nos dar uma oportunidade a um autor que não conhecemos e ficarmos logo a saber se gostamos ou não da sua maneira de escrever. Se gostamos, podemos avançar com a leitura de um livro seu. Se não, dediquemos tempo a outras leituras pois, como dizia Manuel António Pina, há tantos livros à nossa disposição para serem lidos, que não faz sentido perdermos tempo com livros e autores de que não gostamos.

Um dos meus autores preferidos e cuja literatura sigo é Haruki Murakami. Comecei a lê-lo precisamente pelo livro de contos O elefante evapora-se.

Normalmente, tenho sempre um livro de contos em leitura. Vou lendo esses contos intercaladamente com outros géneros literários, como entrevistas, romance, poesia, etc, e como tal, a leitura de um livro de contos pode demorar-me algumas semanas ou até meses.

Atualmente, o livro de contos que tenho em leitura é A rapariga que inventou um sonho, também de Haruki Murakami.

Sem comentários:

Enviar um comentário