sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Auto retrato do escritor


Em abril de 2013, quando ainda não tinha começado a correr, li este livro pela primeira vez. Na altura, se bem me recordo, não comprei o livro. Penso que recebi o livro como oferta na compra de outro na Fnac online.

Recordo-me, sim, e os meus registos comprovam isso mesmo, que na altura ainda não corria. Fazia caminhadas apenas. Só mais tarde, no verão de 2013, começaria a correr.

Então porque li este livro? Bem, primeiro por curiosidade. Na verdade, não existem assim tantos escritores corredores de maratonas e que escrevam sobre o assunto, pois não? Ainda mais, tratava-se (e trata-se ainda) de um dos meus escritores preferidos, de quem tenho todos os livros e já os li quase todos.

O livro consiste num conjunto de ensaios relacionados com a vida do autor enquanto escritor e corredor. Não se trata aqui de um atleta profissional, trata-se apenas de um amador para quem a corrida passou a fazer parte da vida e isso acaba por ser a ideia central do livro. 

Este livro tem a particularidade de ser o único livro (acho que não estou em erro) cuja leitura repeti. Mas as razões que me levaram às duas leituras são diferentes. Enquanto, em 2013, como referi, a leitura foi movida pela curiosidade, já agora a leitura foi mais demorada (penso que comecei a ler o livro pela 2ª vez em agosto do ano passado e apenas terminei agora em janeiro) e também mais degustativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário