sábado, 16 de janeiro de 2016

Cães danados


Em 2012, por meio do programa de televisão Ler mais, ler melhor, descobri o escritor de livros para jovens Robert Muchamore. Fiquei interessado na série 1 da coleção Cherub e acabei por comprar os livros todos. Entretanto comecei a lê-los, não apenas por curiosidade, uma vez que os livros eram publicitados pela editora como tendo grande aceitação junto do publico juvenil, mas também para poder orientar a minha filha mais velha (na altura com 10 anos) quanto a estas leituras.

Os livros podem ser lidos isoladamente, não é forçoso que a coleção seja lida pela ordem dada aos livros mas, no meu entender, faz muito mais sentido ler estes livros pela sua ordem, começando por O Recruta e seguindo depois a ordem da coleção. Até porque, ler os livros pela ordem da coleção permite-nos ir acompanhando a vida dos personagens ao longo das várias histórias, o que acaba por ser muito interessante por uma razão acrescida que tem a ver com a idade dos personagens. James Adams (o personagem principal) e os seus amigos são pré adolescentes e adolescentes cujas vidas vamos podendo acompanhar ao longo dos vários livros. Desta maneira, podemos observar alguns dos dilemas e problemas próprios da adolescência. Ora, se o leitor for também um adolescente, algumas destas histórias poderão ser uma ajuda pois acabam por identificar alguns problemas próprios da adolescência e como lidar com eles.

James e os seus amigos fazem parte de uma organização secreta chamada Cherub composta por agentes a quem são atribuídas as mais variadas missões no âmbito do combate ao crime. A grande vantagem de James e dos seus companheiros no desempenho das missões que lhes são atribuídas é que, devido precisamente ao facto de serem adolescentes, ninguém desconfia deles nem do que fazem. 

A 1ª série desta coleção tem 12 livros e já li os primeiros 8. O último que li foi precisamente Cães danados.

Se até eu gosto das histórias, penso que qualquer adolescente, miúdo ou miúda a partir dos 10 anos também gostará.

Sem comentários:

Enviar um comentário