domingo, 10 de janeiro de 2016

Grande Prémio dos Reis Faro 2015


Ontem em Faro teve lugar o XLVI Grande Prémio dos Reis, prova organizada pela Associação de Atletismo do Algarve.

O evento consistia de uma prova para populares com a distância de 7,1 km, várias provas para crianças e jovens (benjamins, infantis, iniciados e juvenis), uma prova para júniores, seniores e veteranos femininos com a distância de 5,1 km e uma prova de 7,5 km para júniores, seniores e veteranos masculinos. Eu corri nesta última prova.

Sabia que ia correr 7,5 km, de modo que fiz as minhas contas no sentido de fixar um objetivo desafiante mas atingível. Ora, tendo em conta os tempos conseguidos nas últimas provas de 10 km em que participei (Corrida do Tejo 2015, Corrida Vida por Vida 2015 e São Silvestre 2015), achei por bem fixar um objetivo de 34 minutos para percorrer os 7,5 km. Isto daria uma média por km de pouco mais de 4'30''.

No final dos primeiros 400 metros, ao passar na linha da meta para entrar na 1ª volta grande, estava praticamente em último mas, desse ponto até ao final, se bem me recordo, foi sempre a passá-los. Ao consultar agora as classificações oficiais constato, com surpresa, que passei 28 corredores e não fui ultrapassado por nenhum. Foi, portanto, uma corrida de trás para a frente.

Ao fim da 2ª volta grande em que ainda faltava mais uma volta grande (2.350 metros) sentia-me muito cansado e a entrar naquele ponto em que, se prosseguisse, estaria a desafiar os meus limites. Lembrei-me das minhas palavras cerca de uma hora antes para uma amiga com pouca experiência de corrida "primeiro objetivo: chegar ao fim; segundo objetivo: fazer tudo a correr". Prossegui. Se era necessário quebrar mais um limite, assim seria.

Daí até ao final senti que o meu ritmo quebrou mas agora, ao olhar com detalhe para os tempos da prova, verifico que a quebra não foi assim tão significativa. Acho que era até mais psicológico que outra coisa qualquer.

Nos últimos 200 metros até à meta acelerei para ganhar mais alguns segundos e foi com um ENORME sentimento de SUPERAÇÃO e CONQUISTA que terminei a prova com o tempo de 33'48''. Objetivo alcançado!

Sem comentários:

Enviar um comentário