sábado, 19 de dezembro de 2015

Crónica do Pássaro de Corda


A minha descoberta literária de Haruki Murakami teve lugar em 2010 com o livro de contos O elefante evapora-se e na altura disse para mim mesmo que por certo haveria de ler mais deste escritor.

Em 2012 li Sputnik meu amor e, caso houvessem algumas dúvidas para dissipar, fiquei então com a certeza de que este autor não poderia deixar de fazer parte da lista dos autores que sigo (tenho uma curta lista de autores que sigo e que se traduz em ter todos os livros desses autores bem como lê-los sem exceção).

Nesse mesmo ano de 2012 li ainda Kafka à beira-mar e Norwegian Wood. Era oficial - estava deslumbrado pelo universo literário de Haruki Murakami.

Entretanto, adquiri, sem exceção, todos os livros de Murakami publicados em português os quais tenho vindo a ler a pouco e pouco.

No início deste ano li Dança, dança, dança, por volta de junho li A sul da fronteira, a oeste do sol e agora terminei a leitura de Crónica do pássaro de corda.

Muitos consideram Crónica do pássaro de corda como a obra prima de Murakami e provavelmente será mesmo. Através de um enredo carregado de elementos inesperados e inusitados, de uma maneira mais ou menos simbólica este romance aborda temas muito variados como solidão, sentido da vida e mortalidade, relações conjugais, corrupção política, valores éticos e consciência social.

Numa palavra - soberbo.

Sem comentários:

Enviar um comentário